É o fim do Encurtador de URL do Google: Aprenda a fazer o backup dos links

É o fim do Encurtador de URL do Google: Aprenda a fazer o backup dos links

O Goo.gl URL Shortener, serviço de encurtamento de links do Google, será descontinuado em breve. A ferramenta, que a partir de agora já não aceita mais novos usuários, ficará completamente inacessível a partir de março de 2019. Os links encurtados continuarão funcionando, mas você não terá acesso ao número de cliques ou histórico.

Felizmente, existe uma forma simples de fazer backup de todos os endereços que você já encurtou com a ferramenta do Google. Confira, no tutorial a seguir, como baixar os seus links do Goo.gl URL Shortener antes que o serviço seja desativado.

Passo 1. Acesse o Goo.gl URL Shortener e, caso necessário, faça login na sua conta Google. Na página inicial do serviço, clique em “Download CSV”, opção localizada na área direita da tela;

Baixando backup dos links encurtados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. O arquivo, em formato CSV, será automaticamente salvo na sua pasta de downloads. Você pode abri-lo no Excel ou em outro programa de planilhas semelhante;

Arquivo baixado em formato CSV contém todos os links encurtados pelo Google Shortener (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. A tabela traz o link encurtado, o link original e a data de criação. O backup, infelizmente, não inclui o número de cliques dos endereços.

Tabela traz links encurtados pelo serviço em tabela organizada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Aproveite a dica para fazer backup e salvar os seus links encurtados no Goo.gl URL Shortener antes que o serviço seja desativado.

Fonte: Tec Mundo

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *